INFORME BANCÃRIO 82/2024 - Campanha Salarial dos Bancários 2024
Publicado em 03 junho 2024
Compartilhe:
Delegados bancários de todo o Brasil se reúnem em São Paulo, para discussão da pauta salarial da categoria.
Este ano, os bancários se preparam para mais uma Campanha Nacional, e ela já começou.
Antes de mais nada, é preciso relembrar que a última Campanha Nacional ocorreu em 2022 e resultou em um acordo de dois anos. Assim, nossa força e mobilização garantiram uma CCT válida de 1º de setembro de 2022 (data base da categoria) a 31 de agosto de 2024. Resultou ainda em acordos específicos para os trabalhadores dos bancos públicos: Caixa e Banco do Brasil, ambos também com validade até 31 de agosto deste ano.
Portanto, está na hora de nos mobilizarmos para a construção de novos acordos, com mais conquistas e avanços.
Dias 4, 5 e 6 de junho: congressos de bancos públicos
Além da nova CCT (válida para todos os bancários em todo o Brasil), a Campanha resulta também em acordos específicos para os trabalhadores dos bancos públicos: um aditivo do BB e outro para os empregados da Caixa. E as pautas de reivindicações específicas de cada um são construídas nos congressos de cada banco. Assim, nessas datas ocorrem o 34º CNFBB (Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil) e o 39º CONECEF (Congresso Nacional dos Empregados da Caixa).
6 de junho – Encontro Nacional de Bancos Privados
Os trabalhadores de bancos privados, como Bradesco, Itaú e Santander, também se reúnem para discutir questões e reivindicações específicas dessas instituições.
Dias 7, 8 e 9 de junho: 26ª Conferência Nacional dos Bancários
É chegada a hora de os bancários se reunirem para discutir conjuntura nacional, estratégias de mobilização e, principalmente, a pauta da categoria. A pauta é construída a partir das respostas à Consulta Nacional, dadas pelos trabalhadores e trabalhadoras de todo o país.
O Sindicato dos Bancários de São Bento do Sul e Região, estará participando da discussão e aprovação da pauta de reinvindicação e será representado pelo seu Presidente, Roberto Ortiz, na Conferência Nacional, na cidade de São Paulo.
Na sequência a pauta aprovada na Conferência Nacional será deliberada nas bases sindicais de todo o país, em Assembleias a serem convocadas.
Entrega da pauta à Fenaban
Uma vez aprovada na Conferência Nacional, a pauta de reivindicações é entregue à Fenaban. Trabalhadores e empresários, então, aprovam um calendário de negociações.
Vamos juntos para mais uma Campanha vitoriosa!
Fonte: Fetec SP, com edição SEEB SBS
DIGA SIM PARA QUEM DEFENDE VOCÊ. SINDICALIZE-SE!!
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Bento do Sul e Região
Rua Henrique Schwarz, 61 Sala 61 - 5° andar Centro - São Bento do Sul/SC
CEP: 89280-118
Telefone: (47) 3633.5203
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Bento do Sul e Região © 2023 - Todos os Direitos Reservados