INFORME BANCÁRIO 64/2025 - Fenae se reúne com presidente da Caixa e cobra suspensão do fechamento de agências
Publicado em 24 setembro 2025
Compartilhe:
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) se reuniu, nesta terça-feira (23), com o presidente da Caixa, Carlos Vieira, para tratar do fechamento de agências do banco em todo o país. Durante o encontro, a entidade manifestou preocupação com o fechamento de 122 unidades nos últimos 12 meses, segundo balanço do banco, e solicitou a suspensão da medida.
No documento, a Fenae reforça que a redução da rede de atendimento compromete o acesso da população a serviços essenciais e enfraquece a função social da Caixa como banco público responsável por executar políticas sociais e programas fundamentais para o desenvolvimento do país.
“A Caixa é um instrumento de inclusão e de execução de políticas públicas. O fechamento de agências vai na contramão dessa missão e prejudica justamente a população que mais precisa do atendimento presencial”, destacou o presidente da Fenae, Sergio Takemoto.
A entidade também alertou sobre os impactos diretos aos trabalhadores, que enfrentam risco de transferências compulsórias e sobrecarga de trabalho com a diminuição da rede de agências.
“Estamos solicitando o diálogo e a transparência. A manutenção e o fortalecimento da presença física da Caixa são fundamentais para preservar empregos, garantir um atendimento humanizado e assegurar que o banco continue cumprindo sua função pública e social”, reforçou o diretor de Administração e Finanças da Federação, Marcos Saraiva.
O diretor da Fenae e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Rafael de Castro, defendeu que decisões dessa magnitude sejam debatidas com as representações dos empregados e com a sociedade, já que envolvem não apenas questões operacionais, mas também o papel estratégico da Caixa no desenvolvimento social e econômico do Brasil.
Após as manifestações da representação dos empregados, Carlos Vieira garantiu que não haverá fechamento de unidades em 2026 e assegurou que as funções dos empregados serão mantidas.
Saúde Caixa e SuperCaixa – Durante a reunião, a Fenae reforçou a defesa do reajuste zero nas mensalidades do plano de saúde dos empregados. Vieira se comprometeu a apresentar uma proposta na próxima reunião de negociação.
Outro ponto abordado pelos representantes dos empregados foi o SuperCaixa e o modelo de remuneração das Comissões. O banco informou que está revendo alguns critérios e estuda alternativas para o sistema atual, hoje condicionado a vários gatilhos.
Reforçando o que foi apresentado em mesa de negociação, a representação dos trabalhadores quer a garantia da premissa “vendeu, recebeu”, com pagamento imediato das comissões vinculadas ao cumprimento de metas de vendas, sem condicionantes.
Também participaram da reunião a assessora de Assuntos Estratégicos da Presidência da Caixa, Salete Cavalcanti; o superintendente de Canais, Raphael Barbosa; a diretora de Pessoas (Depes), Cintia Teixeira e o diretor de Rede de Varejo e Adimplência, Matheus Sinibaldi.
Fonte; APCEF/SP
DIGA SIM PARA QUEM DEFENDE VOCÊ. SINDICALIZE-SE!!
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Bento do Sul e Região
Rua Henrique Schwarz, 61 Sala 61 - 5° andar Centro - São Bento do Sul/SC
CEP: 89280-118
Telefone: (47) 3633.5203
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Bento do Sul e Região © 2023 - Todos os Direitos Reservados